sábado, 7 de março de 2009

Hooke não era somente um magnífico físico

Hooke fabricou um microscópio óptico composto o bastante, mais aperfeiçoado relativamente ao de Jansen e examinou um pedaço de cortiça. Nela observou numerosas cavidades microscópicas, às quais chamou “poros” ou “células” e que lembram a disposição de um favo de mel.






“...pude perceber claramente que toda a cortiça era perfurada e porosa, assemelhando-se a um favo de mel... esses poros ou células não eram muito profundos e eram semelhantes a um grande número de pequenas caixas... Esta observação microscópica da textura da cortiça – que eu creio ter sido a primeira porque não há nada escrito por outra pessoa que o tenha mencionado – dão uma razão inteligível dos fenómenos que se dão na cortiça, por exemplo, a sua extrema ligeireza.”

Como é observável, as observações e descrições são influenciadas pela época em questão.
Na descrição feita por Hooke, este utiliza, pela primeira vez, o termo “célula” – pequena cela – para designar as pequenas cavidades que observa na cortiça. Porém, Hooke viu apenas as paredes esqueléticas sem antever a sua natureza real e a sua individualidade. Não supôs que o fundamental fosse o conteúdo da célula e não o material que limita a cavidade.

Os seus trabalhos encorajaram no entanto, outros cientistas a utilizar o microscópio na observação de material biológico.

(http://www.prof2000.pt/users/biologia/historia.htm)

A Astronomia também foi alvo da dedicação de Hooke, quando o mesmo estudou os efeitos da refração da luz de outros corpos terrestres na Terra e elaborou uma teoria sobre a origem das crateras na Lua. Em 1666, um grande incêndio que assolou a cidade de Londres deu oportunidade para que Hooke demonstrasse suas habilidades como arquiteto. Ao lado de Christopher Wren, supervisionou a reconstrução da cidade com um novo traçado que, anos depois, inspirou a construção de Washington e Nova York.

(http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/robert-hooke.htm)

15 comentários:

Anônimo disse...

É muito interessante saber que além de elaborar o trabalho, vocês se divertiram.
Busquem destacar, preferencialmente com cores, as partes mais importantes.
Parabéns.
Sandra

Anônimo disse...

Para algumas pessoas a física não é de tão fácil entendimento, e nesse formato de blog, é possível compartilhar informações de uma forma descontraída e ao mesmo tempo com conteúdo.

[Raphaela]

Anônimo disse...

Parabenizo este grupo tão empenhado com os estudos da Física. A elaboração do Blog ficou muito claro pra quem quem não está participando efetivamente do estudo. Adorei, acredito que esse seja o caminho pra despertar a curiosidade e o interesse de todos.
Valeu galera
Vanessa

Anônimo disse...

Já estou na faculdade e nao tenho mais aulas de fisica em minha área. E o blog, com a modernização da internet e o fácil acesso, é bastante legal para passar informações como estas para mantermos o conhecimento de uma ou mais matérias que não utilizamos necessariamente em nossa profissão mas que podem ser muito úteis à outras atividades.

Estão todos de parabéns!

Tiago

Membros: disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus Lemos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

nooossa!! fisicos! hahahaha as vidas dos estudantes seriam mais facil se a fisica fosse simples como está aí! ;)
Muito demais! Parabéns! beeijos! Marcela :)

my dear blog (: disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabeins fiko muito bom , bem explicadinho , pelo assim vamos ver se fica mais claro pra alguns , pq parace que alguns nao entendem a fisica muito bem neh ? Mais fiko otimo parabenizo muito o grupo !

Arthur disse...

Observando bem o blog percebe-se que a física pode ser bem simples explicada de uma maneira didática e de forma prática para que se possa observar e intender o que realmente está acontecendo.Resumindo a física pode não ser aquele "bixo de sete cabeças" como é considereada por grande parte das pessoas.

Unknown disse...

Po apesar de ser concorrência ta muito legal o blog, bem organizado :P

Abraço pessoal

Unknown disse...

Já ouvi algumas coisas sobre a Lei de Hooke, mais não sabia que ele tinha criado o termo células através de estudos com microscópios, é interessante ver como as matérias se interligam, no caso, além de um otemo físico ele ajudou com a nossa biologia!
Super legal.

Nathy disse...

Rapha , o trabalho de voces ficou super bom ...voces capricharam eim ¬¬
shuahusahuhsu
adorei e achei mt interessante o contexto histórico .
bjooss

Nathy disse...

Rapha , o trabalho de voces ficou super bom ...voces capricharam eim ¬¬
shuahusahuhsu
adorei e achei mt interessante o contexto histórico .
bjooss

Unknown disse...

Fera ...