quinta-feira, 9 de abril de 2009

Conclusão


Robert Hooke é um físico que através dos seus feitos criou tecnologias para facilitar a vida de todas as pessoas tais como: relógio portátil, microscópios, amortecedores e a panela de pressão.

Para a física ele contribuiu provando que F=K.x (força é igual a constante elástica da mola multiplicada pela sua deformação), na biologia ele foi o primeiro a utilizar o termo célula quando observava um pedaço de curtiça. E assim foi, portanto não dizemos que ele era um físico, biólogo ou químico e sim um CIENTISTA.

Hooke gostava bastante da reprodução mecânica do fenômeno, assim ele deixava de fazer um estudo maior nos fundamentos teóricos.

E mesmo assim suas reproduções eram bem limitadas, pois sabemos que a tecnologia presente no séc. XVII era pouca, visto que a primeira revolução industrial só iria ocorrer no final do séc. XVIII.

Para publicar suas invenções, leis ou teorias e ter algum valor científico o cientista da época tinha que ser de uma camada privilegiada da população, a questão é, era necessário ter dinheiro, e isso Hooke não tinha, pois vinha de uma família de classe mais baixa. Mas ele conseguiu publicar seus experimentos de outra forma, através do reconhecimento, por ter ajudado grandes cientistas da época, e esses sempre o citavam mostrando qual tinha sido sua contribuição no projeto.

Resumindo, independente das dificuldades, Robert Hooke mostrou sempre que era possível superá-las, e hoje ele é reconhecido mundialmente pelos seus feitos que ajudam alunos e professores a estudarem, não só física como várias outras matérias.

Nenhum comentário: