quinta-feira, 9 de abril de 2009

Exercícios, faça se puder!


Nível 1


Um
conjunto de blocos está sujeito a uma força vertical para baixo, constante, de 200 N. A constante elástica da mola (de massa desprezível) que une os blocos vale 1000 N/m e o movimento do sistema se na mesma linha vertical. Adote g=10m/s2 .
Qual é em cm, a deformação da mola?


Nível 2

Um executivo de 98, 4 Kg entra em um elevador com sua pasta de trabalho com 1,59 kg onde o piso é uma plataforma de 10 g suspensa da base do elevador através de pequenas molas.O elevador começa a subir e em t= 3 segundos a velocidade do elevador é 4,32 km/h. A partir de então a velocidade não se altera e ele sobe em M.U. até iniciar o processo de desaceleração e chegar no seu destino.

A soma da deformação das molas em t= 2 segundos é de 0,2 cm no seu comprimento vertical em relação ao momento em que nenhuma força age sobre ela.

Sabe-se ainda que a constante elástica de cada mola é de 200 N/m.

(considere g = 10 m / s²)



a)Quantas são as molas sob a plataforma?


b) Se o executivo descer do elevador no topo do edifício com sua pasta e entrar uma mulher de 47,9kg e sua cadela de 2,1kg para descer até o subsolo e após 3 segundos o elevador assumir uma velocidade em módulo igual a 4,32 km / h, qual a deformação sofrida pelas molas em t = 2s?(considere o número de molas encontrado em "a")


Extra

Num conjunto arco e flecha, a energia potencial elástica é transformada em energia cinética da flecha durante o lançamento. A força da corda sobre a flecha é proporcional
ao deslocamento x, como ilustrado na figura.

a) Quando a corda é solta, o deslocamento é x = 0,6 m e a força é de 300 N. Qual a energia potencial elástica nesse instante?

b) Qual será a velocidade da flecha ao abandonar a corda? A massa da flecha é de 50 g. Despreze a resistência do ar e a massa da corda.


Um comentário:

Nay Magalhaes disse...

não consegui fazer nenhum!