quinta-feira, 21 de maio de 2009

Galileu Galilei

Galileu Galilei (considerado por muitos como o pai da ciência moderna) foi um físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano. Nasceu em Pisa no dia 15 de fevereiro de 1564 e faleceu em Florença no dia 8 de janeiro de 1642 aos 78 anos. Dos 7 filhos do alaudista Vincenzo Galilei e Giulia Ammannati, era o mais velho. Chegou a ser destinado à carreira religiosa, mas o seu pai queria que fosse médico e por isso inscreveu-o na Universidade de Pisa (Itália). No entanto desistiu de estudar medicina e decidiu estudar matemática. Foi nessa época que inventou a balança hidrostática. Não chega a terminar os estudos e decide voltar a Florença onde dá aulas particulares para sobreviver e continua os seus estudos de matemática, mecânica e hidrostática.


Galileu Galilei

1592: Consegue a cátedra de matemática na Universidade de Pádua, onde passaria os 18 anos seguintes. Nesta universidade ensinou geometria, mecânica e astronomia.Tendo sabido da construção do primeiro telescópio, na Holanda e a partir de um folheto, ele começa a construir os seus próprios modelos que vai melhorando até conseguir os melhores telescópios do seu tempo.

1609: Construiu uma luneta astronômica, ela já havia sido inventada, porém Galileu teve o mérito de utilizar este instrumento para o estudo da astronomia. Numa carta dirigida a Kepler, ele descreveu como é que os filósofos de Pádua encaravam a nova abordagem à ciência:
“Mas, que diríeis aos primeiros filósofos da universidade daqui (Pádua) que, não obstante as inúmeras instâncias à sua obstinação férrea, se recusam a olhar para os planetas ou para a Lua ou para a minha luneta, e que assim fecham violentamente os seus olhos à luz da verdade?”.

1610: Publicou o livro Sidereus Nuncius (Mensageiro Celeste), no qual ele expõe as primeiras descobertas que fez apontando o telescópio para o céu, incluindo a descoberta de que a Lua é constituída por crateras e montanhas; a descoberta de 4 satélites de Júpiter e a descoberta de que a Via Láctea é constituída por muitas estrelas. Devido à publicação do livro ele foi nomeado matemático e filósofo grã-ducal, sem obrigação de ensinar.


Capa do Sidereus Nuncius

1611: Descobriu as fases de Vênus e as manchas solares, passando a defender a teoria heliocêntrica (o Sol está no centro e a Terra, juntamente com os outros planetas, orbitam em volta do Sol). Ressaltando que essa teoria é contrária as idéias da Igreja, que acreditava na teoria geocêntrica (a Terra está no centro e todos os corpos celestes orbitam em volta desta).

1614: Estudou métodos para determinar o peso do ar, descobrindo que pesa pouco, mas não zero como se pensava até então. Escreve as famosas cartas copérnicas dirigidas a Benedetto Castelli, Pietro Dini e Cristina di Lorena. Nestas cartas Galileu descreve as suas idéias inovadoras, que geram muito escândalo nos meios conservadores, em que circulam apesar de nunca ter sido publicadas ficando assim uma divisão de apoiantes e de opositores nas duas principais universidades clericais da Itália. As passagens mais polémicas são aquelas em que transcreve alguns passos das Escrituras que deviam ser interpretados à luz do sistema heliocêntrico, para o qual Galileu não tinha ainda provas científicas totalmente conclusivas. E este começa a ser o princípio de um problema futuro.

1615: O padre dominicano Lorini denunciou Galileu ao Cardeal Secretário da Inquisição romana, acusando-o de defender opiniões contrárias às Escrituras.

1616: O livro de Copérnico (De revolutionibus orbium coelestium), entre outros sobre o mesmo tema, foi incluído no Index (Índice dos livros proibidos). Foi proibido falar do heliocentrismo como realidade física, mas era permitido referir-se a este como hipótese matemática (de acordo com esta ideia o livro de Copérnico é retirado do Index passado quatro anos com poucas alterações). Apesar de que nenhum dos livros de Galileu foi nesta altura incluído no Index, ele foi convocado a Roma para expor os seus novos argumentos perante o Tribunal do Santo Ofício dirigido por Roberto Bellarmino, que decidiu não haver provas suficientes para concluir que a Terra se movia e que por isso admoestou Galileu a abandonar a defesa da teoria heliocêntrica excepto como ferramenta matemática conveniente para descrever o movimento dos corpos celestes. Tendo Galileu persistido em ir mais longe nas suas ideias foi então proibido de divulgá-las ou ensiná-las. Sendo assim, Galileu Galilei foi condenado pela Igreja por heresia ao defender que o "centro planetário" era o Sol e não a Terra.


Galileu frente ao tribunal da inquisição Romana, pintura de Cristiano Banti

1623: O Cardeal Maffeo Barberini, amigo de Galileu, é eleito Papa (Urbano VIII). Galileu então decide publicar o livro Il Saggiatore (O Analisador), dedicado ao novo Papa, onde o cientista expõe argumentos contra a física de Aristóteles e estabelece a matemática como fundamento para as ciências exactas.

1624: O Papa Urbano VIII recebe Galileu em seis audiências, porém o Papa não aceita a pretensão de Galileu de revogar o decreto de 1616 contra o heliocêntrismo.

1630: Galileu termina a sua obra Diálogo sobre os dois grandes sistemas do mundo.

1632: O cientista ainda defende o sistema heliocêntrico. O Papa sentiu que a aceitação do modelo heliocêntrico como ferramenta tinha sido ultrapassada e convocou Galileu a Roma para ser julgado, apesar de este se encontrar bastante doente. Após um julgamento longo e atribulado foi condenado a abjurar publicamente as suas idéias e a prisão por tempo indefinido. A prisão de Galileu tornou-se um falso exemplo mais citado da "luta entre fé e ciência". Os livros de Galileu foram incluídos no Index, censurados e proibidos, mas foram publicados nos Países Baixos, onde o protestantismo tinha já substituído o catolicismo, o que havia tornado a região livre da censura do Santo Ofício. Reza a lenda que, ao sair do tribunal após sua condenação, disse uma frase célebre: "Eppur si muove!", ou seja, "contudo, ela se move", referindo-se à Terra. Galileu consegue comutar a pena de prisão a confinamento, primeiro no Palácio do Embaixador do Grão-duque da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini em Sena e mais tarde na sua própria casa de campo em Arcetri.

1637: Galileu ficou cego de seu olho direito.

1639: Ficou completamente cego (há quem diga que, em parte, foi devido às suas observações das observações das manchas solares, mas na realidade pouco ou nada teve a haver com essas observações. Na verdade ele sofreu de cataratas e de glaucoma).

1642: Galileu Faleceu aos 78 anos. Foi enterrado na Basílica de Santa Croce em Florença, onde também se encontram Machiavelli e Michelangelo


Túmulo de Galileu

1846: São removidas todas as obras que apoiam o sistema coperniciano da versão revista do Index.

1992: Mais de três séculos passados da sua condenação, é iniciada a revisão do seu processo.

1999: Concedida a sua absolvição. Contudo a revisão da condenação não tem nada a ver com o sistema heliocêntrico porque esse nunca foi objecto dos processos.

2009: O Vaticano afirmou que marcará o aniversário de 400 anos da primeira observação celeste de Galileu Galilei reunindo todas as principais instituições da Igreja pela primeira vez desde a condenação de Galileu.

Método científico:
- Observação rigorosa dos fenômenos
- Experimentação servindo como “prova” legitimando suas teorias
- Regularidade matemática na qual os fenômenos eram expressos por meio de equações
“Ao investigar um fenômeno da natureza, primeiro concebo com a mente”, escreveu Galileu.

Outras descobertas de Galileu:
Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia, sendo estas descobertas e desenvolvidas mais tarde por Isaac Newton e o conceito de referencial inercial. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contributo de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica. Para além de tudo isso, o físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".


Fontes:
http://www.astro.110mb.com/galileu.html
http://www.astrosurf.com/nc/biografias/galileu.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei
Livro de filosofia Anglo ensino médio

3 comentários:

Dan disse...

Adorei o conteúdo, gostaria de saber o nome da casa de campo de Galileu, desde já agradeço

abs

Danilo
danilo.justus@hotmail.com

Membros: disse...

Galileu conseguiu comutar a pena de prisão a confinamento, primeiro no Palácio do Embaixador do Grão-duque da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini em Siena e, mais tarde, na sua própria casa de campo em Arcetri localizado nos arredores de Florença [Itália]. Infelizmente não se sabe o nome da casa, apenas sua localização.

Anônimo disse...

Wow! This blog looks just like my old one!
It's on a entirely different topic but it has pretty much the same
page layout and design. Wonderful choice of colors!


Also visit my webpage - Beats By Dre Outlet